Sword of the New World: Granado Espada
Granado Espada: The Zeia é a
mais recente expansão lançada para Sword of the New World: Granado
Espada. Trata-se de um MMORPG gratuito (F2P), produzido pelo mesmo
desenvolvedor de Ragnarok Online e ambientado na Era dos Descobrimentos.
O foco principal do jogo
é em torno dos personagens, principalmente a forma como evoluem e
interagem. Foram incorporadas três características inovadoras para
materializar esse conceito, chamadas de MCC (Multi Character Control,
que permite controlar até três personagens simultaneamente), RNPC
(Recruitable Non-Player Characters, que possibilita recrutar alguns NPCs
após completar determinadas missões para eles) e XAI (eXtreme
Artificial Intelligence, um sistema avançado de inteligência artificial
para viabilizar o supracitado MCC). Antes de começar a jogar, é
necessário cadastrar-se no site oficial para obter uma conta.
Uma família, um Destino
O grande diferencial de Granado Espada é a possibilidade de controlar até três personagens
simultaneamente. Isso proporciona um dinamismo sem precedentes nos
combates, já que MMORPGs são jogados em tempo real; são necessários
muito raciocínio e coordenação motora para guiar seu grupo adequadamente
(pelo menos até se acostumar com as teclas de atalho). Para
contextualizar essa interação, o sistema adotado foi o de famílias: ao
entrar no jogo pela primeira vez, você deverá criar a sua. Todos os seus
personagens pertencerão a ela e terão um sobrenome em comum.
Em Granado Espada há uma série de RNPCs,
ou Recruitable Non-Player Characters: são personagens espalhados pelo
jogo que oferecem uma série de missões ao seu grupo de aventureiros. Uma
vez completos os objetivos, o NPC oferece seus serviços à família como
forma de retribuição. O grande destaque se deve ao fato de RNPCs serem
únicos, fugindo do esquema padrão de classes; dessa forma eles têm
habilidades e características distintas das dos personagens “criados”.
Apesar de poderem ser controlados no
máximo três personagens simultaneamente, é possível ter uma árvore
genealógica bem maior que isso: você pode alternar entre os “parentes”
para se adaptar a diferentes tipos de batalha. O gerenciamento do grupo é
feito pelas barracks, sendo que cada uma comporta nove integrantes;
como é possível ter até duas barracks, são 18 espaços disponíveis para
os membros da família.
Sistema de Combate
PvP ou TvT
Devido ao MCC, os combates em
Granado Espada fogem do velho esquema de PvP (Player versus Player),
sendo praticamente substituídos pelo sistema TvT (Team versus Team).
Isso ocorre porque é possível unir seu poderio ao de outros jogadores,
criando esquadras (squads): dessa maneira seu grupo se une aos deles,
criando exércitos imensos (já que cada jogador pode, como já mencionado,
controlar três de seus personagens). Se uma luta de cinco jogadores
contra outros cinco já contaria com trinta combatentes, imagine as
proporções que uma guerra entre facções pode tomar!
Em Granado Espada é possível definir sua
postura em combate (stance): quanto mais você luta de determinada
maneira, mais você evolui as táticas equivalentes. Um exemplo disso
seria um guerreiro focado no uso de espada e escudo que, com o acúmulo
de experiência, “destravaria” novas habilidades; ao trocar para arco e
flecha, entretanto, teria que desenvolver essa nova postura “do zero”.
As Classes
Em Granado Espada, as classes dos
personagens são definidas a partir de dois conceitos principais: os
stock (que englobam todas as classes “criáveis”) e os já mencionados
RNPCs (únicos). RNPCs não se repetem e têm características à parte das
do resto do jogo; personagens stock, em contrapartida, variam entre
cinco arquétipos predefinidos. São eles:
Fighter (Lutador): mestre em combates
corporais, normalmente é ele quem fica na linha de frente. Capaz de
suportar grandes quantidades de dano devido à sua avantajada
constituição física, pode se especializar tanto ofensiva quanto
defensivamente.
Musketeer (Mosqueteiro): usa armas de
longa distância para infligir dano, tais como rifles e pistolas. É,
individualmente, dono dos ataques mais poderosos, além de extremamente
forte contra unidades voadoras. Sua desvantagem é a necessidade de ter
sempre em mãos uma boa quantidade de munição.
Wizard (Mago): classe mística capaz de
usar magias de ataque e de defesa. Suas posturas de combate incluem
especializações voltadas para o fortalecimento dos integrantes do grupo e
para a manipulação de elementos físicos, podendo inclusive levitar.
Scout (Batedor): funciona como elemento
de suporte, pois é hábil em curar rapidamente os feridos e em prestar
assistência de formas variadas. Pode, também, ressuscitar os mortos e
preparar armadilhas.
Elementalist (Elementalista): como o
próprio nome incita, é um mago voltado ao uso de magias elementais
(fogo, gelo e trovão). É puramente ofensivo, e precisa de apoio para se
manter vivo (devido à sua lentidão e à sua defesa extremamente baixa).
Interagindo com o Mundo
O mundo de Granado Espada é dividido em
cidades; para obter acesso entre uma e outra, é preciso completar uma
série de missões que, em sua maioria, são focadas em objetivos
específicos. Tais missões são realizadas em masmorras – encontradas em
campos localizados entre duas cidades – que possuem geralmente três
níveis de acesso, cada um com determinada dificuldade. Há, no ponto
final delas, uma sala em que se encontra o “chefão”, guardião do
objetivo.
Em Resumo
Granado Espada é um dos poucos MMORPG´s
(F2P) bem sucedidos, em geral não deve em nada aos outros jogos online
(P2P), em qualidade e diversão! Outros dois pontos de Granado Espada são
sua bela trilha sonora e os gráficos caprichados. O som conta com nomes
de peso, como Kubota Osamu e DJ Tiesto; já a parte gráfica se destaca
pelo acabamento bem trabalhado, inspirado na arte barroca.
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