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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sword of the New World

Sword of the New World: Granado Espada



granado-espada
Granado Espada: The Zeia é a mais recente expansão lançada para Sword of the New World: Granado Espada. Trata-se de um MMORPG gratuito (F2P), produzido pelo mesmo desenvolvedor de Ragnarok Online e ambientado na Era dos Descobrimentos.
O foco principal do jogo é em torno dos personagens, principalmente a forma como evoluem e interagem. Foram incorporadas três características inovadoras para materializar esse conceito, chamadas de MCC (Multi Character Control, que permite controlar até três personagens simultaneamente), RNPC (Recruitable Non-Player Characters, que possibilita recrutar alguns NPCs após completar determinadas missões para eles) e XAI (eXtreme Artificial Intelligence, um sistema avançado de inteligência artificial para viabilizar o supracitado MCC). Antes de começar a jogar, é necessário cadastrar-se no site oficial para obter uma conta.
Uma família, um Destino
O grande diferencial de Granado Espada é a possibilidade de controlar até três personagens simultaneamente. Isso proporciona um dinamismo sem precedentes nos combates, já que MMORPGs são jogados em tempo real; são necessários muito raciocínio e coordenação motora para guiar seu grupo adequadamente (pelo menos até se acostumar com as teclas de atalho). Para contextualizar essa interação, o sistema adotado foi o de famílias: ao entrar no jogo pela primeira vez, você deverá criar a sua. Todos os seus personagens pertencerão a ela e terão um sobrenome em comum.
Em Granado Espada há uma série de RNPCs, ou Recruitable Non-Player Characters: são personagens espalhados pelo jogo que oferecem uma série de missões ao seu grupo de aventureiros. Uma vez completos os objetivos, o NPC oferece seus serviços à família como forma de retribuição. O grande destaque se deve ao fato de RNPCs serem únicos, fugindo do esquema padrão de classes; dessa forma eles têm habilidades e características distintas das dos personagens “criados”.
Apesar de poderem ser controlados no máximo três personagens simultaneamente, é possível ter uma árvore genealógica bem maior que isso: você pode alternar entre os “parentes” para se adaptar a diferentes tipos de batalha. O gerenciamento do grupo é feito pelas barracks, sendo que cada uma comporta nove integrantes; como é possível ter até duas barracks, são 18 espaços disponíveis para os membros da família.
Sistema de Combate
PvP ou TvT
Devido ao MCC, os combates em Granado Espada fogem do velho esquema de PvP (Player versus Player), sendo praticamente substituídos pelo sistema TvT (Team versus Team). Isso ocorre porque é possível unir seu poderio ao de outros jogadores, criando esquadras (squads): dessa maneira seu grupo se une aos deles, criando exércitos imensos (já que cada jogador pode, como já mencionado, controlar três de seus personagens). Se uma luta de cinco jogadores contra outros cinco já contaria com trinta combatentes, imagine as proporções que uma guerra entre facções pode tomar!
Em Granado Espada é possível definir sua postura em combate (stance): quanto mais você luta de determinada maneira, mais você evolui as táticas equivalentes. Um exemplo disso seria um guerreiro focado no uso de espada e escudo que, com o acúmulo de experiência, “destravaria” novas habilidades; ao trocar para arco e flecha, entretanto, teria que desenvolver essa nova postura “do zero”.
As Classes
Em Granado Espada, as classes dos personagens são definidas a partir de dois conceitos principais: os stock (que englobam todas as classes “criáveis”) e os já mencionados RNPCs (únicos). RNPCs não se repetem e têm características à parte das do resto do jogo; personagens stock, em contrapartida, variam entre cinco arquétipos predefinidos. São eles:
Fighter (Lutador): mestre em combates corporais, normalmente é ele quem fica na linha de frente. Capaz de suportar grandes quantidades de dano devido à sua avantajada constituição física, pode se especializar tanto ofensiva quanto defensivamente.
Musketeer (Mosqueteiro): usa armas de longa distância para infligir dano, tais como rifles e pistolas. É, individualmente, dono dos ataques mais poderosos, além de extremamente forte contra unidades voadoras. Sua desvantagem é a necessidade de ter sempre em mãos uma boa quantidade de munição.
Wizard (Mago): classe mística capaz de usar magias de ataque e de defesa. Suas posturas de combate incluem especializações voltadas para o fortalecimento dos integrantes do grupo e para a manipulação de elementos físicos, podendo inclusive levitar.
Scout (Batedor): funciona como elemento de suporte, pois é hábil em curar rapidamente os feridos e em prestar assistência de formas variadas. Pode, também, ressuscitar os mortos e preparar armadilhas.
Elementalist (Elementalista): como o próprio nome incita, é um mago voltado ao uso de magias elementais (fogo, gelo e trovão). É puramente ofensivo, e precisa de apoio para se manter vivo (devido à sua lentidão e à sua defesa extremamente baixa).
Interagindo com o Mundo
O mundo de Granado Espada é dividido em cidades; para obter acesso entre uma e outra, é preciso completar uma série de missões que, em sua maioria, são focadas em objetivos específicos. Tais missões são realizadas em masmorras – encontradas em campos localizados entre duas cidades – que possuem geralmente três níveis de acesso, cada um com determinada dificuldade. Há, no ponto final delas, uma sala em que se encontra o “chefão”, guardião do objetivo.
Em Resumo
Granado Espada é um dos poucos MMORPG´s (F2P) bem sucedidos, em geral não deve em nada aos outros jogos online (P2P), em qualidade e diversão! Outros dois pontos de Granado Espada são sua bela trilha sonora e os gráficos caprichados. O som conta com nomes de peso, como Kubota Osamu e DJ Tiesto; já a parte gráfica se destaca pelo acabamento bem trabalhado, inspirado na arte barroca.










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